Novos artigos toda segunda

Oi, vc já se perguntou qual a origem dessa época tão importante?

Vc deve achar que é por exemplo o nascimento de Cristo ou coisa assim, mas esse é só oque simbolizada para algumas pessoas!

A origem do Natal, na verdade não tem nada a ver com o nascimento de Jesus, o Cristo, a origem do Natal são de festas pagãs da antiguidade.

“As festas pagãs são aquelas celebrações que não são motivadas por nenhuma das grandes religiões monoteístas; Judaísmo, Cristianismo e Islã. O termo pagão foi um termo usado no final da Era Antiga, pelos primeiros cristãos do sul da Europa.”

Site: https://maestrovirtuale.com/as-10-festas-pagas-mais-importantes-do-mundo/

Nessa data os romanos comemoravam a chegada do inverno (solstício de inverno). 

Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda faziam dias de festas com a finalidade de renovação, acho que querendo se renovar, sabe?

Os outros povos da antiguidade tb celebravam essa data, seja pela chegada do inverno ou simplesmente pela passagem do tempo.

Por exemplo os mesopotâmicos, que celebravam o “Zagmuk”, um tipo de festa pagã em que um homem era escolhido para ser sacrificado, eles acreditavam que no final do ano alguns monstros despertavam.

Minions GIFs | Tenor
What?= que?

A partir do século IV(4) com o crescimento do cristianismo a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor).

Como não sabemos exatamente que dia Jesus nasceu esse foi um dos jeitos dos cristãos celebrarem o nascimento de Jesus. E de cristianizar as festas pagãs romanas, dando tb a ela uma nova simbologia, ou seja um novo significado!

A escolha dessa data foi oficializada pelo  Papa Julius I (337-352) e depois, foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529.

Morro" por Cristo: 35º PAPA: São Júlio - ano 337 a 352
Papa Julius I
Justiniano – Wikipédia, a enciclopédia livre
Imperador Justiniano

Significado da palavra Natal:

O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que, por sua vez, é derivada do verbo nascer (nāscor).

Símbolos do Natal: como surgiram?

Com o Natal surgem vários sinais representativos dessa comemoração festiva, cada um com um significado próprio e com origem pagã ou religiosa.

Presépio:

Quando falamos no nascimento de Jesus, a representação mais presente na nossa cabeça é o presépio, afinal ele retrata o cenário onde o Menino nasceu.

Os elementos que nele figuram: a sagrada família, composta por Jesus, José e Maria, os três reis magos, o anjo e a estrela.

O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis

PATRONATO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
São Francisco de Assis

Foi no século XIII(13), na Itália, que São Francisco quis recriar o momento do nascimento de Jesus para explicar para o povo como teria acontecido aquele momento!

Um tempo depois isso virou uma tradição! Que até hoje é montado, nessa pandemia as pessoas estão montando seus presépios pertos de janelas, onde quem passa pode ver o presépio!

O presépio simboliza a união do divino com o terreno, afinal reúne pessoas, animais e a figura de Deus.

Os anjos representados no presépio refere-se a o anjo Gabriel, que foi quem anuncio a Maria, mãe de Jesus, que ela estaria grávida.

Os três reis magos, são os magos que teriam seguido a estrela de Belém em busca do Cristo que teria acabado de nascer!

E meio óbvio a estrela representa a estrela que os magos haviam seguido para encontrar Jesus!

Árvore de Natal e o que ela tem a ver com o nascimento de Jesus?

Bom, essa coisa de montar a árvore de Natal em casa no sentido religioso é na verdade recente, a primeira árvore montada foi por Martinho Lutero(a principal figura da Reforma Protestante).

Lutero e as Escrituras - Liberdade Religiosa
Martinho Lutero

Antes de Lutero as pessoas já utilizavam árvores enfeitadas para comemorar a chegada do inverno. Por esse motivo que não se trata de uma árvore qualquer, mas um pinheiro, essa árvore é a que mais resiste aos invernos rigorosos. Ela é, portanto, símbolo de esperança e paz, assim como Jesus para os cristãos.

Montada próximo da data festiva, a árvore é desmontada no Dia de Reis, em 06 de janeiro, mas lógico que tem pessoas que desmontam bem depois, com aqui em casa a árvore fica geralmente até quase o final de janeiro!

Agora uma das figuras mais importante nessa data:

Papai Noel:

O Papai Noel é inspirada em um bispo turco chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. É por isso que ele representa a generosidade que acaba invadindo os corações na época natalina.

São Nicolau: conheça o santo que inspirou a lenda do Papai Noel
São Nicolau

Com o tempo, e através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao aspecto que hoje conhecemos do Papai Noel, que em vez de moedas, deixa presentes às crianças que se comportam bem ao longo do ano.

Ceia de Natal:

Hummmmmm… Peru, Chocotone recheado com sorvete, Salpicão, palmito… só de pensar me da água na boca![

De origem europeia, onde as pessoas costumavam deixar a porta das suas casas abertas para receber viajantes.

Ela simboliza a união e a confraternização das famílias. Assim, na véspera de Natal, os familiares se reúnem à mesa para a tradicional ceia de Natal.

Na cultura brasileira é comum ter o peru de Natal, as frutas secas e o panettone, eu prefiro o chocottone, e vc? Qual prefere?

Espero que tenha gostado!

FELIZ NATAL!

Gifs de Natal / Desenhos Animados com Mensagens: 45 ideias!

Até a semana que vem!

Tchau!

Site de pesquisa: https://www.todamateria.com.br/historia-do-natal/#:~:text=Origem%20do%20Natal,inverno%20(solst%C3%ADcio%20de%20inverno).&text=A%20partir%20do%20s%C3%A9culo%20IV,Domini%20(Natal%20do%20Senhor).

Categorias: Artigo

1 comentário

Brenda · 21 de Dezembro, 2020 às 6:16 pm

Parabéns filha!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *